Acessibilidade
Acesso à Informação
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

GOVERNO DO ESTADO INTENSIFICA APOIO À DOIS IRMÃOS DO BURITI PARA REALIZAÇÃO DE FORÇA TAREFA EM TERRITÓRIO INDÍGENA BURITI


06/08/2020 - 21:58:00

 

 


  

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 mostra um cenário de alerta em Dois Irmãos do Buriti, principalmente aos povos indígenas da etnia Terena que somam quase cem casos positivos e quatro mortes.
Desde março, assim que a pandemia chegou no Brasil, Dois Irmãos do Buriti criou um comitê gestor de prevenção que discute ações a serem executadas para diminuir o risco de contágio na população e também investiu na aquisição de máscaras à população e EPIs aos profissionais da saúde. Todos esses cuidados somados as ações do Governo de Mato Grosso do Sul auxiliaram a conter o vírus por 134 dias.
No dia 09 de julho a cidade registrou o primeiro caso positivo, passando a ter como objetivo a diminuição da curva de contágio, que na última semana cresceu dentro da Terra Indígena Buriti e vitimou quatro indígenas. Diante desse cenário e com o objetivo de intensificar o atendimento médico para preservar vidas, o Prefeito Edilsom Zandona acompanhado do Secretário de Saúde, Márcio Moreira e da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Bethânia, se reuniu hoje (06/08) com o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
Na ocasião, as equipes do Governo e Prefeitura decidiram por montar um hospital de campanha na Terra Indígena para que os profissionais da saúde monitorem diariamente os indígenas, evidenciando assim sintomas precoces e tratando-os antes de um agravamento.
Para amparar a força tarefa aos indígenas, o Secretário de Estado, Geraldo Resende, garantiu ao município dez camas hospitalares com colchões, dois respiradores pulmonar, máscaras, aventais descartáveis e apoio com a equipe médica.