Acessibilidade
Acesso à Informação
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti realizou a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


23/10/2018 - 09:45:00

 

 


  

O evento foi realizado no Centro de Multiplouso da Assistência Social , e contou com a presença de alunos, professores e diretores das escolas Municipal Felicia Emiko Kawamura Sakitani e Estadual Estefana Centurion Gambarra, também estiveram presente a Delegada de Policia Civil Neli Gomes , Secretário de Educação Marcos Savitraz no ato representando o Prefeito Edilson Zadona (PSDB), Secretária de Assistência Social Elaine Sariava, Vereador Eder Aguiar (MDB) representando a Casa de Leis , Presidente do CMDCA Pastor  Anderson de Souza e Sgt PM Balboeno representando a PM de Dois Irmãos do Buriti.
 
 
A  6º Conferencia Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente , contou com varias apresentações culturais feitas por crianças do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Banda Municipal de Dois Irmãos do Buriti.
 
Crianças do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento
 
Banda Municipal de Dois Irmãos do Buriti
 
O Tema Central da  6º Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  foi a   “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
 
Autoridades e concelheiros do CMDCA 
 
A escolha do tema central foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado. 
 
Após três décadas desde que a garantia dos direitos de crianças e adolescentes se tornou prioridade absoluta no Brasil, é um trabalho constante o combate a possíveis retrocessos e a busca para que essa população tenha cada vez mais políticas que assegurem acesso a seus direitos e a efetiva proteção integral, considerando a diversidade e as especificidades das crianças e adolescentes no país.
 
Os Eixos Temáticos que foram debatidos na 6º Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram:
 
Eixo 1: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social , teve como palestrante a Psicóloga Nilza Ândre dos Santos.
 
Eixo 2: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes , teve como palestrante a Delegada Neli Gomes.
 
Eixo 3: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, teve como palestrante a Assistente Social Maria de Fátima .
 
Eixo 4: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, teve como palestrante  Fonoaudiólogo Robson Pinheiro Garcia .
 
Eixo 5: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
 
O CMDCA é responsável por formular, propor e fiscalizar a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fixando prioridades para a consecução das ações, assim avaliando e controlando seus resultados; zelar, deliberar, opinar, sobre ações na área da infância e juventude. Registrar entidades de atendimento e seus projetos em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069, de 1990.