SESAI GARANTE SUPORTE À FORÇA TAREFA NA TERRA INDÍGENA BURITI

08/08/2020 - 08:20:00

O Secretário Nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Dr. Robson Santos, através de contato do Gabinete Municipal, marcou uma reunião emergencial nessa sexta-feira (07/08) para tratar do combate ao coronavírus na Terra Indígena Buriti.

O Prefeito Edilsom Zandona e a Assessora de Gabinete Lourdes Mendes, colocaram a conhecimento do Secretário da SESAI, Dr. Robson Santos, a força tarefa que o município iniciou em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para minimizar os efeitos do Covid-19, o qual imediatamente se propôs a apoiar a ação.

A SESAI irá encaminhar ao município EPI’s, concentradores de oxigênio, medicamentos, testes rápidos e uma equipe médica com o apoio do Exército Brasileiro, os quais irão contribuir para estruturar a Unidade de Atendimento Primário Indígena (UNAPI).

A UNAPI consistirá em um local, dentro da Terra Indígena, com atendimento ambulatorial e leitos para acompanhamento de pacientes com sintomas gripais. A equipe médica terá a missão de identificar e tratar os sintomas ainda no início, evitando o agravamento do quadro clínico, que é o principal fator que ocasiona o óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde já designou uma equipe médica e agora organiza a logística operacional da UNAPI com a missão de iniciar os atendimentos na próxima terça-feira (11/08).

A SESAI atua em mais 6 mil aldeias (311 etnias) em todo o Brasil e possui um trabalho excepcional na atenção à saúde indígena. Diante da pandemia por coronavírus, a SESAI está na linha de frente no combate e prevenção, com ações que tem contribuído para diminuir os danos à população indígena.

O Coordenador do DSEI/MS, Luiz Antônio, o Presidente do CONDISI, Clenivaldo Pires e o Assessor da SESAI no Centro-Oeste, Edson Tiago também participaram da reunião e foram fundamentais para garantir esse apoio da SESAI ao município de Dois Irmãos do Buriti.