Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti, através do Comitê Gestor de Prevenção ao coronavírus, instala barreiras sanitárias no município

12/06/2020 - 10:21:00

Desde o dia 10 de junho, duas barreiras sanitárias iniciaram as atividades de aferição de temperatura e preenchimento de formulário às pessoas que entram no município de Dois Irmãos do Buriti e também no Distrito de Palmeiras. A medida foi estabelecida por unanimidade em votação pelos membros do Comitê com o objetivo de proteger os munícipes, logo que a infecção por coronavírus já atingiu grande parte do Estado de Mato Grosso do Sul e está cada vez mais próximo de nós.

Para implantar a barreira sanitária foi necessário todo um planejamento. Os membros do comitê analisaram a viabilidade, visitaram barreiras sanitárias em municípios vizinhos e dialogaram com secretários envolvidos para analisar os pontos positivos e negativos da ação. Em seguida a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social disponibilizaram servidores para compor as equipes, que também tem a participação da Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Administração, Assessoria de Gabinete e Polícia Militar.

A barreira ocorrerá por 30 dias, podendo de estender por mais trinta, contando com a participação direta de 91 servidores, dispostos em 13 equipes, cada uma composta por um coordenador, um profissional da saúde e apoiadores da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e  Secretaria de Saúde, totalizando sete membros por equipe.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde Maria Bethânia, com o apoio da Assessora de Gabinete Lourdes Mendes, realizou capacitação com os coordenadores e membros das equipes para orientar sobre as medidas previstas no Decreto que institui a barreira sanitária e também sobre a incumbência de função.

A pandemia evidencia um cenário extremo e necessita do trabalho em conjunto de todos os setores da administração com o objetivo de preservar a saúde da população e de estar preparado para cenários adversos. Diante disso, a Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti salienta todo apoio as ações do Comitê e parabeniza os servidores pelo empenho em prol da população nesse momento que exige a união de forças.

O Comitê Gestor de Prevenção ao coronavírus ressalta que o cumprimento das medidas é essencial diante do cenário atual, em caso de dúvidas o serviço de SOS está à disposição de todos através do número 67 99969-6793.